terça-feira, 10 de novembro de 2009

Divshare

Bom dia a todos. Vai aqui um novo recurso para o blog. Apresentado hoje na aula de ciberjornalismo pelo professor Sergio Denicoli, o Divshare é um site que possibilita a postagem de arquivos de áudio. Confira.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Portugal tem mais de 150 canais de WebTV





Em Portugal até Novembro de 2009 foram contabilizados 150 canais de WebTV na Internet. A primeira webtelevisão de Portugal surgiu em Dezembro de 2005 : a Famalicão TV.


Nuno Fernandes, mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior em Covilhã foi convidado pelo professor Sergio Denicoli para explicar a nossa classe sobre a WebTelevisão.

Com o surgimento da Internet houve um forte impacto nas formas de trabalho e disponibilização dos conteúdos dos Meios de Comunicação Social. E em meio a essa realidade surge a WebTV.

Segundo Nuno, WebTV são projetos de comunicação que permitem unir todos os meios de comunicação em um só, através de um canal de Internet.

O jornalista mantém um blog que foi criado em janeiro de 2008 e tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do fenómeno em Portugal.







Apesar do crescente número de canais de WebTV, muitos destes surgem, desenvolvem-se e logo após falem por motivos económicos ou por falta de pessoal para trabalhar nesta áerea. "Em Portugal, a WebTV nunca funcionou bem por causa do governo", afirmou.

A WebTv é um fenómeno que ainda está fase de desenvolvimento. Há novas ferramentas tecnológicas e diferentes possibilidades que surgem a todo o momento. Para Nuno, o futuro da Webtelevisão vai depender da associação entre projetos e da existência de uma uma legislação própria.

"Efectivamente Internet ha transformado a la televisión y al televidente" . (Islas, 2006)


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sites da Folha de São Paulo e Público - um olhar diferente

O que o maior jornal brasileiro e o quarto maior de Portugal podem ter em comum?

Veja no vídeo explicativo como funciona a teoria do Eyetrack aplicado nos sites dos jornais. O estudo descobriu que ao olhar a tela, nossos olhos fixam-se primeiro do lado esquerdo no canto superior da página até o canto direito inferior em zague-zague.



Enquanto a Folha de S. Paulo se aproxima de um século de existência e mantém uma tiragem média de 300 mil exemplares, o Público foi fundado há menos de vinte anos e imprime por dia cerca de 30 mil jornais.

Ao analisar os sites dos dois jornais, percebemos que suas estruturas apresentam muitas semelhanças.A avaliação foi feita com o conhecimento do estudo Eyetrack. Segundo o qual, nosso olhar vai do lado esquerdo no canto superior da página até o canto direito inferior em zigue-zague.



Folha de S. Paulo: www.folha.com.br
Público: www.publico.pt