segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Latada agita Universidade do Minho




No dia 15 de novembro os alunos se prepararam para o evento mais esperado no início do semestre: a "latada". A edição deste ano realizou-se na cidade de Guimarães: um desfile que proporcionou grandes imagens e momentos nas ruas e praças e reuniu centenas de estudantes.

A "latada" faz parte do conjunto de tradições académicas ao qual se deu o nome de praxe. Esta é a primeira forma de integração dentro da Academia. A praxe acadêmica da Universidade do Minho é conhecida pela sua criatividade, pegagogia e espírito competitivo.

As "latadas" remontam ao século XIX quando os estudantes exprimiam ruidosamente a sua alegria pelo termo do ano lectivo — em Maio. Utilizavam para tanto todos os objectos que produzissem barulho, designadamente latas.

Hoje em dia o evento é mais uma maneira de intereção entre os novos estudantes, os chamados "caloiros" e os veteranos da Universidade.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Portugal é país que mais emite gases poluentes da Unidão Européia

Um dos principais problemas em Portugal em matéria ambiental são as emissões de gases com efeito estufa. De 1990 a 2003 os gases aumentaram em 37%, o que representa um desvio de 10% das metas estipuladas no Protocolo de Quioto, a atingir no período entre 2008-2012.

Hoje Portugal é o estado-membro da União Européia mais poluente neste domínio, revela um relatório da Comissão Européia. Os sectores da energia e dos transportes são os que mais contribuem para a emissão dos gases poluentes.Estima-se que em Portugal, cada pessoa emita hoje, em média, treze toneladas por ano.

A melhor maneira de resolver o problema é a utilização de meios de transporte menos poluentes, como optar pelo transporte ferroviário e marítimo; e também buscar um maior desenvolvimento sustentável baseado em fontes alternativas de energia, como a eólica, a mini-hídrica, das ondas e a fotovoltaica.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estudantes de Ciências da Comunicação da UMinho mostram seu estilo




As estudantes de Ciências da Comunicação Patricia, Mafalda, Rita Matos, Rita Belo e Manuela Lopes foram modelo por um dia para mostrar o que estão vestindo nesta nova estação.

Com o clima agradável desta época do ano ainda dá para ousar nas peças do dia-a-dia.
Algumas marcas do verão ainda podem ser percebidas, como é o caso do vestido floral usado pela estudante Patrícia e do esmalte alaranjado usado por Rita Matos e nos pés de Patricia.

Já a estudante Manuela optou pelo xadrez e pelo couro, que vão estar em alta neste inverno.